quinta-feira, 7 de junho de 2012

Memes e Efeito Viral

"Um meme, termo criado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller 'O Gene Egoísta' é para a memória o análogo do gene para a genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidade, valores estéticos e morais, e qualquer outra coisa que pode ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.
Quando num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da "linguagem como vírus", afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos."
Porém, hoje, a palavra meme é vulgarmente utilizada para se referir a aquelas caricaturas tão famosas nas redes sociais, de Derp e cia. limitada. Mas um meme pode ser qualquer coisa, desde uma frase a um vídeo.

0 comentários:

Postar um comentário